O chamado enriquecimento ambiental, tal como o nome indica, é uma forma de aprimorar o ambiente que rodeia o seu pet. Ou seja, uma série de medidas que visam melhorar a qualidade de vida do animal em suas casas, que o permitam expressar melhor os seus comportamentos naturais e que o estimulem psicologicamente. A ansiedade por separação e o stress, são mais comuns em cães do que você pode pensar. O enriquecimento ambiental para os patudos é a melhor arma para a prevenção deste tipo de problemas.
Existem diferentes tipos de enriquecimento ambiental e podemos considerar, que se divide em 5 tipos: cognitivo, social, sensorial, físico e alimentar.
o O cognitivo consiste em promover estímulos, situações ou problemas que o cão precisa de resolver. Pode ser através de tarefas em que, na conclusão, recebe um petisco como prémio.
o O social consiste em aumentar a interação com outros cães ou mesmo com outras espécies, inclusive gatos. Os cães são animais muito sociais e precisam de conviver tanto com humanos como com amigos da mesma espécie.
o O sensorial trata-se de fornecer estímulos desde cheiros diferentes, imagens, sons, em que o animal possa utilizar e exercitar os seus 5 sentidos.
o O alimentar utiliza a comida como enriquecimento. Ou seja, através da introdução de novos petiscos, alteração de horários de alimentação, forma como o cão é alimentado, etc.
o O físico consiste em modificar, de forma permanente ou apenas temporária, o espaço onde o animal vive. Como por exemplo mudar a sua caminha de um lugar para o lado oposto, mudar o lugar de guardar o brinquedo, entre outros.
Existem diferentes brinquedos que estimulam o seu patudo a descobrir um petisco que ele goste, sendo este um estímulo cognitivo e alimentar ao mesmo tempo. Ou um brinquedo que emita um som para estimular a parte sensorial.
Os passeios com o cão são muito mais do que apenas para eles fazerem as necessidades fora de casa. Servem também para promover um novo ambiente, com novos desafios (enriquecimento ambiental físico). No passeio eles podem ter um novo ambiente social, convivendo com outros cães, humanos e até outras espécies. Permitem que o animal se exercite fisicamente, principalmente em casos onde são mais sedentários ou idosos, em que em casa é difícil motivá-los para brincadeiras. Para além disso, é uma maneira natural de promover o enriquecimento sensorial, já que existem diferentes cheiros e sons. Pode também ir variando o tipo de solo, como passeios na terra e na praia, estimulando o tato do animal.